Perguntas Frequentes (FAQ’s)

Como funciona a modalidade Visitors?

As autoestradas portuguesas são pagas e, se não tiver um identificador da Via Verde, tem que parar nas portagens ou deslocar-se posteriormente a uma entidade para regularizar o seu pagamento.

Se tiver um identificador Via Verde, basta passar, sem parar, em qualquer portagem e o valor associado será cobrado automaticamente no seu cartão de crédito. Ao aderir à Via Verde pode também utilizar o seu identificador para fazer o pagamento das portagens espanholas que estejam abrangidas no âmbito do serviço Traveller.

Quem pode aderir à modalidade Visitors?

Pode aderir à modalidade Visitors quem tenha um cartão de crédito não português. A modalidade está apenas disponível para clientes particulares, com viaturas das classes 1, 2 e 5.

Quais são os meios de pagamento disponíveis para aderir?

A modalidade Visitors prevê a associação de um cartão de crédito internacional (não português) válido até à data de expiração associada.

Quais os custos associados à modalidade?

A modalidade Visitors assenta numa subscrição, com periodicidade de pagamento mensal, aplicada apenas nos meses em que usa, pelo menos uma vez, os Serviços Via Verde.

A primeira mensalidade tem um custo de 4,99€, sendo as restantes de 1,43€, com opção de extrato eletrónico.

Quais as opções de envio disponíveis para receber o Identificador Via Verde Visitors?

Ao aderir à modalidade Visitors, tem a possibilidade de escolher três formas de envio:

Envios para Portugal Continental

  • Correio CTT Normal: para uma morada à escolha, com um custo adicional de 2,99€ e com um prazo máximo de entrega de 5 dias úteis
  • Serviço Express (Homedelivery): para uma morada à escolha, com um custo adicional de 5,99€ e com um prazo máximo de entrega de 2 dias úteis

Envios para o Estrangeiro

  • Correio CTT Internacional: para uma morada à escolha, com um custo adicional de 5,99€ e um prazo máximo de entrega até 15 dias úteis

Qual a diferença entre esta modalidade e as restantes que a Via Verde tem disponíveis?

As modalidades Via Verde Leve e Via Verde Livre (Mensal e Anual) estão apenas disponíveis para cartões de débito e emitidos por bancos a operar em Portugal.

Na modalidade Via Verde Visitors, o único meio de pagamento possível é o cartão de crédito, sendo necessário que seja de um emissor internacional (não português).

Cada uma destas modalidades destina-se a diferentes tipologias de Clientes, com distintas necessidades de utilização dos Serviços Via Verde, ou seja: o Via Verde Livre (Mensal e Anual) para um uso frequente; o Via Verde Leve para um uso ocasional, ambos para Clientes com cartão de débito nacional. A modalidade Visitors é especialmente concebida para Clientes de nacionalidade estrangeira (não portuguesa) com associação de um cartão de crédito para pagamento.

Para que serve o Identificador da Via Verde?

O Identificador Via Verde permite o acesso e pagamento automático aos Serviços com Via Verde disponíveis em cada modalidade. No caso do Visitors estão disponiveis os Serviços Autoestradas (em Portugal) e Traveller (Autoestradas espanholas).

Quais são os sistemas de cobrança de portagens em Portugal?

Em Portugal existem dois sistemas de cobrança de portagem: o sistema tradicional, com barreiras; e o sistema de pórticos, com cobrança eletrónica de portagem (sistema Multi Lane Free Flow - MLFF).

Em ambos os casos, a Via Verde permite circular livremente, sem paragens para pagamento.

Caso não tenha um Identificador Via Verde, o condutor deverá fazer o pagamento nas vias manuais, no caso das autoestradas com barreiras, ou deslocando-se aos postos de atendimento dos CTT, no caso das autoestradas com sistema MLFF.

Onde posso usar o Identificador Via Verde da modalidade Visitors?

Na modalidade Visitors o Identificador está disponível para os Serviços Autoestradas e Traveller (i.e. acesso e pagamento da rede de autoestradas espanholas onde o Serviço Via Verde está disponível).

O Identificador na modalidade Visitors serve para todas as autoestradas portuguesas?

Sim. A Via Verde é a única opção que garante o acesso e pagamento eletrónico de forma universal em toda a rede de autoestradas portuguesas com portagem e rede de autoestradas espanholas com o serviço Traveller disponível, desde que o Identificador esteja devidamente associado a um cartão de crédito e matrícula válidos.

Posso alterar o cartão de crédito associado ao meu Identificador Visitors?

Sim. Em www.viaverde.pt pode substituir o cartão de crédito associado, de forma rápida e cómoda, acedendo a “Alterar Cartão de Crédito”.

Existe período de fidelização associado à modalidade Visitors?

Não. A subscrição desta modalidade apenas prevê o pagamento das mensalidades que lhe estão associadas, de acordo com a tabela de preços em vigor, podendo rescindir o seu contrato quando entender (ver condições de rescisão).

Quanto tempo demora um Identificador a ser entregue?

Ao aderir à modalidade Visitors, disponível através do site Via Verde, poderá receber o seu identificador num prazo máximo de 5 dias úteis (no caso de escolher a opção de envio CTT Normal) ou poderá pedir um envio Express (com um custo adicional de 5,99€), mas com um prazo de entrega até 2 dias úteis - ambos os serviços disponíveis em envios para Portugal Continental. No caso de envios internacionais (fora de Portugal Continental), receberá até 15 dias úteis.

Recebi o meu Identificador. Posso começar a usá-lo?

Sim, assim que receber o Identificador pode começar a usar .

Não recebi o Identificador. O que fazer?

Para que possamos ajudá-lo melhor, sugerimos que contacte a nossa linha de Apoio ao Cliente: +351 210 730 300, disponível entre as 8h30 e as 20h30 (dias úteis).

Posso usar o meu Identificador em qualquer viatura?

Sim. Pode fazer a alteração da matricula à qual está associado em qualquer momento, bastando para o efeito aceder a Viaturas e Identificadores, em viaverde.pt.

Quais as opções de faturação que tenho ao meu dispor?

A modalidade Visitors prevê a disponibilização do extrato em formato eletrónico, na periodicidade escolhida, disponível para consulta na sua área reservada do site Via Verde e enviado para o email de contrato que definiu para o efeito.

Caso pretenda receber o seu extrato em papel, deverá fazer a respetiva alteração, acedendo a contratos em viaverde.pt, sendo-lhe aplicado o valor de mensalidade correspondente, conforme definido na Tabela de Preços em vigor.

Quando é que são cobradas as utilizações dos Serviços?

A cobrança é feita diariamente.

Onde posso consultar as portagens por onde passei?

Na sua área reservada em A minha Via Verde > Movimento e Extratos, pode consultar os seus extratos, bem como todos os movimentos efetuados nos últimos 6 meses.

Se rescindir, tenho que devolver o equipamento?

Em caso de rescisão, o identificador deverá ser devolvido à Via Verde, até 30 dias depois, sob pena de pagamento de 15€.

Onde e como posso devolver o Identificador Via Verde?

A necessidade de devolução do Identificador Via Verde apenas se aplica no caso de rescisão do contrato com a Via Verde.

Tem duas alternativas disponíveis:

1) Enviar o identificador e pedido de rescisão assinado pelo titular para a seguinte morada: Via Verde Portugal SA Quinta da Torre da Aguilha - Edifício Via Verde 2785-599, São Domingos de Rana.

2) Dirigir-se a uma das nossas lojas. Consulte a localização em viaverde.pt.

Se apenas pretende deixar de usar temporariamente o Identificador, basta alterar ou suprimir a matrícula sempre que seja necessário.

Deixá-lo ativo não tem custos adicionais, só paga nos meses em que usa e pode utilizá-lo sempre que visitar Portugal ou na rede de autoestradas espanholas aderentes ao projeto de interoperabilidade com a Via Verde.

Passei na Via Verde com uma viatura sem identificador ou sem pagar. O que devo fazer?

Basta aceder ao portal Pagamento de Portagens e seguir as instruções - www.pagamentodeportagens.pt.

No caso do pagamento de ex-SCUTS, deverá aceder a www.ctt.pt, introduzir os seus dados e utilizar a referência multibanco para proceder ao pagamento.

Tenho um Identificador Via Verde e um Identificador Via T. Posso continuar a utilizar os dois?

Não, sob pena de se duplicarem transações para a mesma viatura. Deverá sempre optar por ter na viatura uma das opções: Identificador Via Verde ou o Identificador Via T.

Mudei de carro, o que devo fazer?

Em viaverde.pt na área reservada "A Minha Via Verde" pode alterar a matrícula da viatura associada ao Identificador Via Verde.

Acendeu a luz amarela quando passei na portagem. O que devo fazer?

Comece por verificar se tem algum alerta em A Minha Via Verde > Centro de Mensagens, através do site ou da App Via Verde, e siga as instruções aí indicadas.

Se ainda não tiver nenhum alerta disponível na sua área reservada, verifique, por favor, os seguintes pontos:

1. Se o seu Identificador está corretamente associado a um cartão de crédito.

2. Se a matrícula associada à viatura em questão está correta/atualizada. Pode verificar ou alterar a matrícula associada ao Identificador em A Minha Via Verde > Viaturas e Identificadores. Veja todos os passos para alterar a matrícula associada neste vídeo.

3. Se o Identificador está corretamente colocado no para-brisas da sua viatura ou, no caso dos motociclos, na bolsa disponibilizada. Saiba todos os passos para a correta colocação do Identificador em "como colocar o identificador no veículo"​​.

Caso ainda tenha dúvidas, pode ver este vídeo, ou contatar a nossa linha de Apoio ao Cliente: +351 210 730 300, disponível entre as 8h30 e as 20h30 (dias úteis).

O que é o serviço Traveller?

O Traveller é um Serviço, sem período de fidelização, que permite pagar automaticamente, de forma rápida e cómoda, taxas de portagem na rede de autoestradas em Espanha onde o Serviço Via Verde está disponível.

Se é Ciente Via Verde com este Serviço ativo, deverá utilizar as vias de pagamento eletrónicas assinaladas para o efeito (símbolo Via T).

Este Serviço tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do projeto-piloto de Interoperabilidade entre Portugal e Espanha. Nesta fase inicial de lançamento do Serviço, não está associado o pagamento de comissões relacionadas com passagens nas autoestradas espanholas que participam no projeto de Interoperabilidade. Após a fase inicial de piloto, a Via Verde informá-lo-á dos eventuais alterações à Tabela de Preços atualmente em vigor.

Pretendo desativar o serviço Traveller, o que devo fazer?

Em qualquer momento, poderá desativar o serviço Traveller. Para tal, basta manifestar a sua intenção junto da Via Verde Portugal, através dos canais disponíveis:

Site Via Verde, através de formulário;

Linha de Apoio ao Cliente, através do contacto +351 210 730 300, disponível entre as 8h30 e as 20h30 (dias úteis).

Como colocar o identificador no veículo?

A instalação do identificador no lado interior do para-brisas é obrigatória e tem por base razões técnicas. Esse é o posicionamento ideal entre identificador e antena para garantir uma transação correta.

Vidro atérmico

Algumas viaturas têm vidro atérmico, para impedir a entrada de calor. Existe para o efeito uma zona de picotado a preto, junto do espelho retrovisor, dentro da qual deverá ser colocado o identificador.

Viaturas pesadas

O identificador deve ser colocado na parte vertical inferior do lado interior do para-brisas.

Motociclos

Nos motociclos, o identificador deve ser colocado dentro de uma bolsa fornecida pela Via Verde no momento da adesão.

Aconselhamos a utilização da bolsa no braço esquerdo, acima do cotovelo. Em alternativa, pode utilizá-la no pulso ou no guiador da sua moto.

O identificador deve ser posto dentro da bolsa, com a patilha autocolante virada para fora.

A utilização do identificador na mão é contrária às regras de segurança na condução.

Em caso de dúvida, deverá contactar a marca da viatura para esclarecer o correto posicionamento do identificador.

Quais os valores de adesão à Via Verde?

Poderá consultar a nossa Tabela de Preços aqui.