Via Verde Visitors > Apoio ao Cliente

Perguntas Frequentes (FAQ’s)

Como funciona a modalidade Visitors?

As autoestradas portuguesas são pagas e, se não tiver um identificador da Via Verde, tem que parar nas portagens ou deslocar-se posteriormente a uma entidade para regularizar o seu pagamento.

Se tiver um identificador Via Verde, basta passar, sem parar, em qualquer portagem e o valor associado será cobrado automaticamente no seu cartão de crédito. Ao aderir à Via Verde pode também utilizar o seu identificador para fazer o pagamento das portagens espanholas que estejam abrangidas no âmbito do serviço Traveller.

Quem pode aderir à modalidade Visitors?

Pode aderir à modalidade Visitors qualquer pessoa que tenha um cartão de crédito válido de um emissor internacional (não funciona para contas bancárias portuguesas).

Esta modalidade está disponível para clientes particulares com viaturas das classes 1, 2 e 5, de matrícula estrangeira.

Quais são os meios de pagamento disponíveis para aderir?

A modalidade Visitors prevê a associação de um cartão de crédito internacional (não português) válido até à data de expiração associada.

Quais os custos associados à modalidade?

A modalidade Visitors assenta numa subscrição, com periodicidade de pagamento mensal, aplicada apenas nos meses em que usa, pelo menos uma vez, os Serviços Via Verde.

A primeira mensalidade tem um custo de 4,99€, sendo as restantes de 1,25€, com opção de extrato eletrónico.

Quais as opções de envio disponíveis para receber o Identificador Via Verde Visitors?

Ao aderir à modalidade Visitors, tem a possibilidade de escolher três formas de envio:

Envios para Portugal Continental

  • Correio CTT Normal: para uma morada à escolha, sem qualquer custo adicional e com um prazo máximo de entrega de 10 dias úteis
  • Serviço Express (Homedelivery): para uma morada à escolha, com um custo adicional de 5€ e com um prazo máximo de entrega de 2 dias úteis

Envios para o Estrangeiro

  • Correio CTT Internacional: para uma morada à escolha, com um custo adicional de 2,50€ e um prazo máximo de entrega até 15 dias úteis

Qual a diferença entre esta modalidade e as restantes que a Via Verde tem disponíveis?

As modalidades Via Verde Leve e Via Verde Livre (Mensal e Anual) estão apenas disponíveis para cartões de débito e emitidos por bancos a operar em Portugal.

Na modalidade Via Verde Visitors, o único meio de pagamento possível é o cartão de crédito, sendo necessário que seja de um emissor internacional (não português).

Cada uma destas modalidades destina-se a diferentes tipologias de Clientes, com distintas necessidades de utilização dos Serviços Via Verde, ou seja: o Via Verde Livre (Mensal e Anual) para um uso frequente; o Via Verde Leve para um uso ocasional, ambos para Clientes com cartão de débito nacional. A modalidade Visitors é especialmente concebida para Clientes de nacionalidade estrangeira (não portuguesa) com associação de um cartão de crédito para pagamento.

Para que serve o Identificador da Via Verde?

O Identificador Via Verde permite o acesso e pagamento automático aos Serviços com Via Verde disponíveis em cada modalidade. No caso do Visitors estão disponiveis os Serviços Autoestradas (em Portugal) e Traveller (Autoestradas espanholas).

Quais são os sistemas de cobrança de portagens em Portugal?

Em Portugal existem dois sistemas de cobrança de portagem: o sistema tradicional, com barreiras; e o sistema de pórticos, com cobrança eletrónica de portagem (sistema Multi Lane Free Flow - MLFF).

Em ambos os casos, a Via Verde permite circular livremente, sem paragens para pagamento.

Caso não tenha um Identificador Via Verde, o condutor deverá fazer o pagamento nas vias manuais, no caso das autoestradas com barreiras, ou deslocando-se aos postos de atendimento dos CTT, no caso das autoestradas com sistema MLFF.

Onde posso usar o Identificador Via Verde da modalidade Visitors?

Na modalidade Visitors o Identificador está disponível para os Serviços Autoestradas e Traveller (i.e. acesso e pagamento da rede de autoestradas espanholas onde o Serviço Via Verde está disponível).

O Identificador na modalidade Visitors serve para todas as autoestradas portuguesas?

Sim. A Via Verde é a única opção que garante o acesso e pagamento eletrónico de forma universal em toda a rede de autoestradas portuguesas com portagem e rede de autoestradas espanholas com o Serviço Traveller disponível, desde que o Identificador esteja devidamente associado a um cartão de crédito e matrícula válidos.

Posso alterar o cartão de crédito associado ao meu Identificador Visitors?

Sim. Em www.viaverde.pt pode substituir o cartão de crédito associado, de forma rápida e cómoda, acedendo a “Alterar Cartão de Crédito”.

Existe período de fidelização associado à modalidade Visitors?

Não. A subscrição desta modalidade apenas prevê o pagamento das mensalidades que lhe estão associadas, de acordo com a tabela de preços em vigor, podendo rescindir o seu contrato quando entender (ver condições de rescisão).

Quanto tempo demora um Identificador a ser entregue?

Ao aderir à modalidade Visitors, disponível através do site Via Verde, poderá receber o seu identificador num prazo máximo de 10 dias úteis (no caso de escolher a opção de envio CTT Normal, sem custos) ou poderá pedir um envio Express (com um custo adicional de 5€), mas com um prazo de entrega até 2 dias úteis - ambos os serviços disponíveis em envios para Portugal Continental. No caso de envios internacionais (fora de Portugal Continental), receberá até 15 dias úteis.

Recebi o meu Identificador. Posso começar a usá-lo?

Sim, assim que receber o Identificador pode começar a usar .

Não recebi o Identificador. O que fazer?

Para que possamos ajudá-lo melhor, sugerimos que contacte a nossa linha de Apoio ao Cliente: +351 210 730 300, disponível entre as 8h30 e as 20h30 (dias úteis).

Posso usar o meu Identificador em qualquer viatura?

O Identificador da Via Verde apenas pode estar associado a uma viatura com matrícula estrangeira. Pode fazer a alteração da matrícula à qual está associado em qualquer momento, desde que se mantenha o critério de matrícula estrangeira — para o efeito aceda a Viaturas e Identificadores em viaverde.pt.

Quais as opções de faturação que tenho ao meu dispor?

A modalidade Visitors prevê a disponibilização do extrato em formato eletrónico, na periodicidade escolhida, disponível para consulta na sua área reservada do site Via Verde e enviado para o email de contrato que definiu para o efeito.

Caso pretenda receber o seu extrato em papel, deverá fazer a respetiva alteração, acedendo a contratos em viaverde.pt, sendo-lhe aplicado o valor de mensalidade correspondente, conforme definido na Tabela de Preços em vigor.

Quando é que são cobradas as utilizações dos Serviços?

A cobrança é feita diariamente.

Onde posso consultar as portagens por onde passei?

Na sua área reservada em A minha Via Verde > Movimento e Extratos, pode consultar os seus extratos, bem como todos os movimentos efetuados nos últimos 6 meses.

Se rescindir, tenho que devolver o equipamento?

Em caso de rescisão, o identificador deverá ser devolvido à Via Verde, até 30 dias depois, sob pena de pagamento de 15€.

Onde e como posso devolver o Identificador Via Verde?

A necessidade de devolução do Identificador Via Verde apenas se aplica no caso de rescisão do contrato com a Via Verde.

Tem duas alternativas disponíveis:

1) Enviar o identificador e pedido de rescisão assinado pelo titular para a seguinte morada: Via Verde Portugal SA Quinta da Torre da Aguilha - Edifício Via Verde 2785-599, São Domingos de Rana.

2) Dirigir-se a uma das nossas lojas. Consulte a localização em viaverde.pt.

Se apenas pretende deixar de usar temporariamente o Identificador, basta alterar ou suprimir a matrícula sempre que seja necessário.

Deixá-lo ativo não tem custos adicionais, só paga nos meses em que usa e pode utilizá-lo sempre que visitar Portugal ou na rede de autoestradas espanholas aderentes ao projeto de interoperabilidade com a Via Verde.

Passei na Via Verde com uma viatura sem identificador ou sem pagar. O que devo fazer?

Basta aceder ao portal Pagamento de Portagens e seguir as instruções - www.pagamentodeportagens.pt.

No caso do pagamento de ex-SCUTS, deverá aceder a www.ctt.pt, introduzir os seus dados e utilizar a referência multibanco para proceder ao pagamento.

Tenho um Identificador Via Verde e um Identificador Via T. Posso continuar a utilizar os dois?

Não, sob pena de se duplicarem transações para a mesma viatura. Deverá sempre optar por ter na viatura uma das opções: Identificador Via Verde ou o Identificador Via T.

Mudei de carro, o que devo fazer?

Em viaverde.pt na área reservada "A Minha Via Verde" pode alterar a matrícula da viatura associada ao Identificador Via Verde.

Acendeu a luz amarela quando passei na portagem. O que devo fazer?

Comece por verificar se tem algum alerta em A Minha Via Verde > Centro de Mensagens, através do site ou da App Via Verde, e siga as instruções aí indicadas.

Se ainda não tiver nenhum alerta disponível na sua área reservada, verifique, por favor, os seguintes pontos:

1. Se o seu Identificador está corretamente associado a um cartão de crédito.

2. Se a matrícula associada à viatura em questão está correta/atualizada. Pode verificar ou alterar a matrícula associada ao Identificador em A Minha Via Verde > Viaturas e Identificadores. Veja todos os passos para alterar a matrícula associada neste vídeo.

3. Se o Identificador está corretamente colocado no para-brisas da sua viatura ou, no caso dos motociclos, na bolsa disponibilizada. Saiba todos os passos para a correta colocação do Identificador em "como colocar o identificador no veículo"​​.

Caso ainda tenha dúvidas, pode ver este vídeo, ou contatar a nossa linha de Apoio ao Cliente: +351 210 730 300, disponível entre as 8h30 e as 20h30 (dias úteis).

O que é o Serviço Traveller?

O Traveller é um Serviço, sem período de fidelização, que permite pagar automaticamente, de forma rápida e cómoda, taxas de portagem na rede de autoestradas em Espanha onde o Serviço Via Verde está disponível.

Se é Ciente Via Verde com este Serviço ativo, deverá utilizar as vias de pagamento eletrónicas assinaladas para o efeito (símbolo Via T).

Este Serviço tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do projeto-piloto de Interoperabilidade entre Portugal e Espanha. Nesta fase inicial de lançamento do Serviço, não está associado o pagamento de comissões relacionadas com passagens nas autoestradas espanholas que participam no projeto de Interoperabilidade. Após a fase inicial de piloto, a Via Verde informá-lo-á dos eventuais alterações à Tabela de Preços atualmente em vigor.

Em que autoestradas espanholas posso usar o Serviço Traveller?

Poderá usar o Serviço Traveller na seguinte rede de autoestradas espanholas:

Audasa – Autopistas del Atlántico, C.E.S.A.:

Autopistas del Atlântico, Concesionaria Española, S.A.U.

AP-9;

AP - 1 Europistas, Concesionaria del Estado, S.A.U.

AP-1(Burgos - Armiñón);

Autopista Concesionaria, Astur - Leonesa, S.A.U.

AP-66 (Campomanes - León);

Autoestradas de Galicia, Autopistas de Galicia, Concesionaria de la Xunta de Galicia, S.A.U.

AG-55 (A Coruña - Carballo) e AG-57 (Puxeiros - Val Miñor) Autopistas de Navarra, S.A.

AP-15

ABERTIS – Autopistas España S.A. Unipersonal:

Autopistas Concesionaria Española S.A.U. – AP-7 (troço La Jonquera/Tarragona), AP-2

Iberpistas S.A.C.E. – AP-6 (Villalba/Adanero)

Autopista Vasco-Aragonesa, C.E.S.A. – AP-68 (Bilbao-Zaragoza)

Castellana de Autopistas, C.E.S.A – AP-51 (Villacastín/Ávila) AP-61 (San Rafael/Segovia)

Autopistes de Catalunya S.A.U. – C-32 (Castelldefels-Sitges-El Vendrell)

Infraestructures Viaries de Catalunya S.A.U. – C-31/C-32 (troço Montgat/Palafolls) y C-33

Aumar S.A.C.E. – AP-7 (troço Tarragona/Valencia) e AP4 (troço Sevilla/Cádiz)

Pretendo desativar o Serviço Traveller, o que devo fazer?

Em qualquer momento, poderá desativar o Serviço Traveller. Para tal, basta manifestar a sua intenção junto da Via Verde Portugal, através dos canais disponíveis:

Site Via Verde, através de formulário;

Linha de Apoio ao Cliente, através do contacto +351 210 730 300, disponível entre as 8h30 e as 20h30 (dias úteis).

Como colocar o identificador no veículo?

A instalação do identificador no lado interior do para-brisas é obrigatória e tem por base razões técnicas. Esse é o posicionamento ideal entre identificador e antena para garantir uma transação correta.

Vidro atérmico

Algumas viaturas têm vidro atérmico, para impedir a entrada de calor. Existe para o efeito uma zona de picotado a preto, junto do espelho retrovisor, dentro da qual deverá ser colocado o identificador.

Viaturas pesadas

O identificador deve ser colocado na parte vertical inferior do lado interior do para-brisas.

Motociclos

Nos motociclos, o identificador deve ser colocado dentro de uma bolsa fornecida pela Via Verde no momento da adesão.

Aconselhamos a utilização da bolsa no braço esquerdo, acima do cotovelo. Em alternativa, pode utilizá-la no pulso ou no guiador da sua moto.

O identificador deve ser posto dentro da bolsa, com a patilha autocolante virada para fora.

A utilização do identificador na mão é contrária às regras de segurança na condução.

Em caso de dúvida, deverá contactar a marca da viatura para esclarecer o correto posicionamento do identificador.

Quais os valores de adesão à Via Verde?

Poderá consultar a nossa Tabela de Preços aqui.