Perguntas Frequentes (FAQ’s)

Como funcionam as modalidades Go Toll e Go Toll & Beyond?

As autoestradas portuguesas são pagas e, se não tiver uma subscrição Via Verde, tem de parar nas portagens ou deslocar-se posteriormente a uma entidade para regularizar o seu pagamento.

Subscrevendo uma destas modalidades, basta passar, sem parar, em qualquer portagem e o valor associado será cobrado automaticamente no meio de pagamento associado.

Quem pode aderir às modalidades Go Toll e Go Toll & Beyond?

Estas modalidades são uma solução para clientes que não tenham conta bancária ou matrículas portuguesas.

Saiba mais sobre estas modalidades aqui

Quais são os meios de pagamento disponíveis para aderir?

A modalidade Visitors prevê a associação de um cartão de crédito internacional (não português) válido até à data de expiração associada.

Quais os custos associados a estas modalidades?

Poderá consultar a nossa tabela de preços atualmente em vigor, válida 31 de Dezembro de 2024, aqui

Preços que entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2025 está disponível aqui

Qual a diferença entre estas modalidades e as restantes que a Via Verde tem disponíveis?

Estas modalidades são uma solução para clientes que não tenham conta bancária ou matrículas portuguesas.

Saiba mais sobre estas modalidades aqui

Onde posso usar o Identificador Via Verde da modalidade Visitors?

Na modalidade Visitors o Identificador está disponível para os Serviços Autoestradas e Traveller (i.e. acesso e pagamento da rede de autoestradas espanholas onde o Serviço Via Verde está disponível).

As modalidades Go Toll e Go Toll & Beyond servem para todas as autoestradas portuguesas?

Sim. A Via Verde é a única opção que garante o acesso e pagamento eletrónico de forma universal em toda a rede de autoestradas portuguesas com portagem desde que esteja devidamente associado a um meio de pagamento e matrícula válidos.

Posso alterar o meio de pagamento associado às modalidades Go Toll e Go Toll & Beyond?

Sim. Em www.viaverde.pt pode alterar o meio de pagamento associado, de forma rápida e cómoda, acedendo a Alterar meio de Pagamento

Posso usar o meu Identificador em qualquer viatura?

Sim. Pode fazer a alteração da matricula à qual está associado em qualquer momento, bastando para o efeito aceder a Viaturas e Identificadores, em viaverde.pt.

Quando é que são cobradas as utilizações dos Serviços?

O débito é efetuado semanalmente, salvo comunicação prévia em contrário. As instruções de cobrança ao Banco serão enviadas todas as 2ª feiras, à exceção de dias de feriados, em que serão remetidas no primeiro dia útil seguinte.

No caso de cartão de crédito a cobrança é feita diariamente.

Onde posso consultar as portagens por onde passei?

Na sua área reservada em Movimento e Extratos, pode consultar os seus extratos, bem como todos os movimentos efetuados nos últimos 6 meses.

Onde e como posso devolver o Identificador Via Verde?

Caso pretenda devolver o seu identificador, no âmbito de uma renovação/substituição ou desativação poderá fazê-lo para a seguinte morada:

Via VerdePortugal/Directimedia

Estrada de Queluz nr.91

2794-101 Carnaxide

Tenho um Identificador Via Verde e um Identificador Via T. Posso continuar a utilizar os dois?

Não, sob pena de se duplicarem transações para a mesma viatura. Deverá sempre optar por ter na viatura uma das opções: Identificador Via Verde ou o Identificador Via T.

Acendeu a luz amarela quando passei na portagem. O que devo fazer?

Comece por verificar se tem algum alerta em A Minha Via Verde > Centro de Mensagens, através do site ou da App Via Verde, e siga as instruções aí indicadas.

Se ainda não tiver nenhum alerta disponível na sua área reservada, verifique, por favor, os seguintes pontos:

1. Se o seu Identificador está corretamente associado a um cartão de crédito.

2. Se a matrícula associada à viatura em questão está correta/atualizada. Pode verificar ou alterar a matrícula associada ao Identificador em A Minha Via Verde > Viaturas e Identificadores. Veja todos os passos para alterar a matrícula associada neste vídeo.

3. Se o Identificador está corretamente colocado no para-brisas da sua viatura ou, no caso dos motociclos, na bolsa disponibilizada. Saiba todos os passos para a correta colocação do Identificador em "como colocar o identificador no veículo"​​.

Caso ainda tenha dúvidas, pode ver este vídeo, ou contatar a nossa linha de Apoio ao Cliente: +351 210 730 300, disponível entre as 8h30 e as 20h30 (dias úteis).

Como colocar o identificador no veículo?

A instalação do identificador no lado interior do para-brisas é obrigatória e tem por base razões técnicas. Esse é o posicionamento ideal entre identificador e antena para garantir uma transação correta.

Vidro atérmico

Algumas viaturas têm vidro atérmico, para impedir a entrada de calor. Existe para o efeito uma zona de picotado a preto, junto do espelho retrovisor, dentro da qual deverá ser colocado o identificador.

Viaturas pesadas

O identificador deve ser colocado na parte vertical inferior do lado interior do para-brisas.

Motociclos

Nos motociclos, o identificador deve ser colocado dentro de uma bolsa fornecida pela Via Verde no momento da adesão.

Aconselhamos a utilização da bolsa no braço esquerdo, acima do cotovelo. Em alternativa, pode utilizá-la no pulso ou no guiador da sua moto.

O identificador deve ser posto dentro da bolsa, com a patilha autocolante virada para fora.

A utilização do identificador na mão é contrária às regras de segurança na condução.

Em caso de dúvida, deverá contactar a marca da viatura para esclarecer o correto posicionamento do identificador.

É possível alterar a classe da viatura?

Para alterar a classe da viatura, da modalidade Go Toll, basta aceder à área reservada em Veículos e Identificadores

Quanto tempo demora um identificador a ser entregue?

Tem ao seu dispor 3 opções de envio:

Envio Standard

Entregue através dos CTT, num prazo máximo de 10 dias úteis.

Envio Express

Entregue em 2 dias úteis, em Portugal Continental.

Envio Internacional

Entregue até 15 dias úteis.

Para mais informações consulte a tabela de preços

em vigor.

Na modalidade Go Toll não é preciso identificador?

Não. A modalidade Go Toll é uma modalidade sem identificador associado, que lhe permite utilizar as autoestradas portuguesas.

Aderi à modalidade Go Toll. Quando é que posso usar a Via Verde?

Após conclusão da adesão à modalidade Go Toll, poderá utilizar todas as autoestradas portuguesas. O processamento das suas viagens será realizado via fotografia à matrícula que indicou no momento da adesão. Este processamento poderá demorar alguns dias.

Aderi à modalidade Go Toll. É normal ver a luz amarela ao passar na barreira de portagem Via Verde?

Sim. Ao aderir a esta modalidade, é expectável que veja a luz amarela ao passar na Via Verde.

Poderá consultar todos os seus movimentos e respetivo estado de pagamento, em “Extratos e Movimentos” na sua área reservada do site Via Verde.